sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Relactório Trimestral de Actividades

Ao longo do 3º período a Biblioteca realizou as seguintes actividades:

Requisições
Pré-Escolar:
Grupo 1 - 0
Grupo 2-0
Grupo 3- 104

1º Ciclo
Turma 13 - 86
Turma 14 - 66
Turma 15 - 60
Turma 16 - 32
Turma 17 - 168

Toal: 516 requisições

Sessões realizadas:
3 sessões de formação de utilizadores para os 3º e 4º anos;
1 sessão de leitura - turma 14
1 sessão de leitura/escrita - turma 17
1 sessão de leitura - 3 grupos do pré-escolar.

Boletim Mensal - Novembro/Dezembro

Ao longo dos meses de Novembro e Dezembro foram realizadas as seguintes actividades:

pré-escolar: sessão de conto da Lenda de S. Martinho, com a utilização de vídeoprojector (para ôs três grupos do pré-escolar);
1º ciclo: 1 sessão de leitura de um conto de Natal;1 actividade de escrita criativa (actividades realizadas com a turma 17 - 4º ano).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Curiosidades - O Ser Humano


O que é um topinambo?

É um tubérculo. Quando vemos um topinambo não nos podemos admirar por ele ser da família do girassol. No entanto ele não é plantado por causa das suas sementes ou da sua flor mas sim por causa dos bolbos que se encontram nas suas raízes. Antigamente, estes bolbos eram o principal alimento dos índios da América do Norte. Há 400 anos, o topinambo também era muito popular na Europa. Mais tarde, a batata ocupou o seu lugar. Os bolbos do topinambo têm um sabor um pouco diferente do das batatas – sabem um pouco a noz. Até podem ser comidos crus. Devido ao seu teor de hidratos de carbono, em forma de oligossacarídeo, insulina, é bastante apropriado para diabéticos.

Curiosidades - História


Qual a origem das tatuagens?

Até há cerca de 50 anos atrás, só os marinheiros é que usavam tatuagens. No entanto, as tatuagens já existem há muitos milhares de anos. O caçador do Neolítico, Otzi, de há quase 5 300 anos e que vivia nos Alpes, também tinha tatuagens. Também se conhecem tatuagens com quase 4000 anos no Egipto: os faraós mandavam pintar a pele com folhas de hera e usavam muitas imagens de animais. Os pictos (tribo da Escócia) pintavam o corpo todo de azul e no Japão era chique as mulheres tatuarem barbas na cara.

Curiosidades - Tecnologia


É possível metal boiar em cima de água?

Claro! Só temos de o colocar de forma correcta com um pequeno truque. Todos os navios grandes são fabricados com ferro e eles bóiam porque a sua forma envolve muito ar. Mas existem pedaços de metal que consigam boiar em cima de água? Até mesmo os metais mais leves como o magnésio, o alumínio ou o titânio são mais pesados do que a água e afundam logo. Mas, se tiverem bolhinhas de ar já se tornam mais leves. E com o alumínio é fácil de produzir espuma: colocam-se partículas de carbono no metal e ao aquecê-lo no forno ele derrete, surgindo muitas bolhas de gás. Quando o metal volta a arrefecer, as bolhas de gás ficam lá dentro, tornando-o mais leve. Um carro de espuma de alumínio pesa cerca de 200 quilos, em vez de 800!

Curiosidade - A Terra e o Espaço


Porque é que vista do Espaço, a Terra é azul?

Se excluirmos o deserto, podemos imaginar o nosso planeta como um planeta verde, não é? Contudo, apenas um terço da Terra são continentes. Os outros dois terços são água. É por isso que a Terra parece azul quando vista do espaço. Também se conseguem ver véus brancos que são as nuvens.

Curiosidades - A Natureza e os Animais


Onde é que existem os “anéis de fadas”?

Podemos encontrar anéis de fadas em alguns bosques europeus. Eles são formados por cogumelos que formam um círculo fechado. Esta formação é fácil de explicar: os líquenes dos cogumelos crescem a partir de um ponto em todas as direcções, formando, com o tempo, um corpo frutuoso ao qual chamamos de fungo ou cogumelo. Na Namíbia dá-se um fenómeno idêntico: lá encontram-se plantas que nascem em forma de círculo, numa paisagem plana de estepe.